O LIDER APROVADO (I  Tm 3.1-7)

Amados Irmãos, Saudações em Cristo,

Um Líder aprovado precisa comportar-se de maneira a não ter do que se envergonhar e manejar bem a palavra da verdade (II Tm 2.15), dessa forma deve estar acima de qualquer reprovação. O caráter de Timóteo representava sua força como Líder. Sua fama de Obreiro aprovado espalhou-se para lugares distantes da comunidade em que vive (I Pe 3.16), porque os atos de um Líder são comentados e divulgados. Normalmente as pessoas procuram detectar algo que prejudique seu desempenho entre os liderados. É preciso ter muito cuidado porque o que o Líder é, torna-se mais importante do que o que ele faz.
O Líder Cristão precisa dar testemunho na sua própria casa. Como marido de uma só mulher, deve governar bem sua casa, de forma que o testemunho dela e dos filhos sejam sempre de honra, pois a liderança começa no seio da família onde exerce papel relevante e, a partir daí, pode envolver-se tranquilamente com a Obra do Senhor, porque o Líder deve ser moralmente puro bem como procurar manter o padrão de justiça de Deus.
O Líder deve viver pela fé, manifestando verdadeiro amor bíblico no relacionamento com os liderados e/ou com as “ovelhas” do rebanho do Senhor. É preciso que seja sábio, temperante, desempenhando suas atividades humanas com diligência. Precisa refletir verdadeira humildade e disciplina da graça de Deus para viver uma vida piedosa e ser uma pessoa que separe parte do seu dia para se dedicar à oração, para vencer as lutas.
Moisés, o grande Líder dos hebreus mostrou-se sábio na liderança de um grupo composto por mais de dois milhões de pessoas (Dt. 1.13,14). Era firme, mas era manso e prudente. Em momento algum pensou em si mesmo, pelo contrário quando Deus queria destruir todo o povo e fazer dele uma nação, recusou e questionou com o Senhor, pediu perdão para os pecados do povo afirmando que, se não fora assim, preferia que seu nome fosse riscado do Livro de Deus. (Ex.32.32).O Líder deve levar uma vida bem ordenada, pois dessa forma torna a mensagem do evangelho atraente para os não crentes.
Neemias foi um Líder dos mais importantes. Conseguiu junto ao rei Artaxerxes autorização para reconstruir os muros de Jerusalém (Ne-2. 4-6). Apesar de muita oposição    (Ne-2.10; 4.1-3), completou o muro em cento e cinqüenta e dois dias (Ne-6.15). Como Líder era homem capaz, corajoso e dedicado à oração. Incentivou os liderados e disse aos magistrados: “o nosso Deus pelejará por nós”. Mandou dizer a Sambalate “estou fazendo uma grande obra, de modo algum poderei descer”.
Um Líder Cristão precisa ser desprendido e generoso, preparado para abrir sua casa e partilhar as bênçãos terrenas com cristãos e não cristãos. Deve ser comunicativo mas não deve permitir dissensão entre os irmãos. Deve amar e admirar os que apóiam seu Ministério e Trabalho, mas, deve também, compreender e tratar com amor e desvelo os que lhes são contrários, pois pode tratar-se de pessoas que por possuírem visão equivocada do Reino de Deus, se insurgem contra quem está liderando, necessitando de cuidados especiais e orações para que amadureçam, e cresçam eclesiástica e espiritualmente..
Louvo a Deus pelas vidas dos queridos irmãos da nossa igreja, pois têm demonstrado apego e carinho para com seus Pastores e Líderes, motivo pela qual é uma Igreja vitoriosa, exatamente pela unidade e união e por colocar em prática o Salmo 133 e, assim,  “o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.

Pr. Ismael Menezes
ADMC - Pastor Auxiliar