CRESCENDO COMO A ÁRVORE
(Jr 17:8; Sl 1:3; Sl 92:14)

INTRODUÇÃO

Devemos aprender com Jesus que crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens (Lc 2:52)
Há crentes que só querem crescer diante dos homens, são como disse Paulo “Inchados”, tem aparência de piedade mas negam a eficácia dela.
O nosso coração é a cidade de Davi, e assim como Cristo nasceu em nós, ele também precisa crescer em nossa vida. (Jo 3:30) “é necessário que ele cresça...”
Quando vemos o crescimento de uma árvore, podemos tirar um paralelismo profundo para o nosso crescimento espiritual.

CRESCER NATURALMENTE

A árvore cresce naturalmente, o crente também tem que crescer de uma forma natural.
Toda árvore que nasce cresce, assim também somos nós que provamos do novo nascimento ao nascer da água e do espírito (Jo 3:3-5). Muitos crentes são verdadeiros anãos na fé, são verdadeiros “Zaqueus espirituais” mas a ordem de Deus em (2Pe 3:18) é crescei... (Lc2:52).

CRESCER EM TODAS AS DIREÇÕES

A árvore cresce em todas as direções; a raiz cresce para baixo, o tronco para cima e os galhos para os lados; assim também o crente deve crescer em todos os aspectos da vida espiritual:
Crescer para baixo: Isto diz respeito a raiz, o crente deve se enraizar em Cristo (Cl 2:7).
Crescer para cima: Isto diz respeito a buscar as coisas que são de cima (Cl 3:1-3) e assim fica sua vida ligada aos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6).
Para os lados: Isto diz respeito a graça de Deus que deve transbordar na vida do crente, como aconteceu na vida dos crentes da igreja primitiva que em só dia, a igreja de 120 membros, alcança uma faixa de cerca de 3.000 pessoas que se converte ao evangelho. (At 1:15; 2:40,41).
É importante que o crescimento do crente seja para todos os lados uniformemente, e não unilateral.
Quando o crente cresce apenas para os lados, cuida em crescer apenas para os homens e esquece de crescer para Deus, isto é para cima (Lc 2:52) e se esquece também de crescer para baixo, isto é arraigar-se em Cristo que é o fundamento de nossa vida espiritual (1Co 3:11).
Quando o crente só cresce para cima, se descuida em crescer para baixo, podendo se tornar fanático, e disse Jesus que a tendência de quem não tem raiz, e se desvia (Lc 8:13) se esquece também de crescer para os lados, isto é, o seu aproveitamento não é manifesto aos outros (1Tm 4:15)
Quando o crente cresce para baixo, esquece-se de crescer para os lados, tornando-se um crente fechado, isolado e infrutífero. Se esquece também de crescer para cima, tornando-se formalista.

CRESCER FRUTIFICANDO

Uma outra lição que temos da árvore é que tem que ser frutífera (Jr 17:8; Sl 92:14). Há crentes que só apresentam folhas, isto é, vive uma vida de aparências, mas Cristo está procurando frutos e não folhas (Mc 11:12,13).

FRUTIFICAR NO TEMPO CERTO

A árvore dá frutos na estação própria, (Sl 1:3). Há árvores que só dão frutos fora do tempo, frutos doentes, e há crentes também assim, dão frutos, mas não frutos dignos de arrependimento (Mt 3:8). Isto é, são obras feitas sem um propósito sincero no coração.

FRUTIFICAR ALÉM DA IDADE

A árvore é frutífera não importa a idade (Sl 92:13,14), a bíblia diz que os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus e na velhice ainda dão frutos. Porque é Deus quem deu o crescimento (1Co 3:7) assim ele pode produzir muitos frutos (Mt 13:23).

 

 

 

PR. ROQUE O. RIBEIRO
2º Vice-Presidente
Webmaster