OS AGENTES SECRETOS
( Mateus 6.5,6)

     E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.
     Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

     Os versículos 5 e 6 do texto supra nos mostra dois aspectos da vida cristã.
     No primeiro caso (V. 5) vemos um grupo de pessoas que possuem a satisfação de ter uma vida devocional pública, serem vistas, aplaudidas, reverenciadas, todas as suas ações se voltam para isto, ainda que a verdade dos fatos não seja assim, elas querem que todos vejam e pensem que está tudo bem e elas são pessoas da maior estima diante de Deus.
     Já no segundo caso (V. 6) Jesus nos ensina a termos ações e atitudes totalmente contrárias ao primeiro perfil apresentado. Jesus fala de alguns AGENTES SECRETOS, sejam lugares, pessoas, ações ou atitudes que de forma sigilosa e discreta resultam numa manifestação pública do próprio Deus, Conheçamos estes AGENTES SECRETOS;

     O APOSENTO SECRETO
     "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento..."
     Numa casa, o quarto sempre foi o compartimento que sugere intimidade, privacidade, segredo.
     Na verdade o que Jesus quis enfatizar não foi o lugar e sim o posicionamento individual na oração, que deve ser o de maior intimidade possível.

     O SEGREDO SECRETO
     "fechando a tua porta..."
     Parece até pleonasmo, mas não é. Uma Porta de quarto, quando é fechada, geralmente quem está por dentro é quem tem a chave.      O segredo é a combinação mecânica que ao se encaixar com os batentes internos da fechadura faz abrir ou fechar a porta. Esta combinação (o segredo) só tem quem conhece a engrenagem por dentro ou quem está de posse da chave. Somente Deus e nós conhece os segredos mais profundos de nossa alma; Deus muito mais que nós, pois ele é o fabricante

     O DESTINATÁRIO SECRETO
     "ora a teu Pai que está em secreto..."
     Deus está sempre a disposição de todos, porém só encontrado por pessoas sinceras, sensíveis e quebrantadas em seu coração.
(Sl 51.17;Pv 3.32)

     O OBSERVADOR SECRETO
     "e teu Pai, que vê em secreto..."
     Deus é o tipo de pessoa que tudo vê, tudo observa, mas só interfere com sua soberania quando julga necessário. Sua opinião a respeito de tudo já está pré-definida em sua Santa Palavra. Deus sabe de tudo a nosso respeito, mas não sai por ai contando pra todo mundo. Ele simplesmente vê em secreto e age no tempo certo.

     A RECOMPENSA NOTÓRIA (NÃO SECRETA)
     "te recompensará publicamente."
     O lugar, o segredo, o destinatário, a observação... tudo isto acontece de forma muito sigilosa de acordo com as intenções de Deus e com o posicionamento do clemente, do adorador, do suplicante, mas quando Deus entra em ação para recompensar, para abençoar, para exaltar seus filhos, ele resolve fazer isto publicamente para revelar que ele sempre esteve acompanhando o processo de forma sigilosa, porém responsável. Deus não é limitado ao tempo, porém trabalha e se manifesta sempre no tempo certo.

     CONCLUSÃO
     Ninguém precisa estar preocupado em aparecer para os homens.
     Ninguém precisa se preocupar se denigrem sua imagem para os homens.
     Ninguém precisa saber o que Deus acha a seu respeito.
     Consideremos que nossas orações e demais atos litúrgicos são destinados exclusivamente a Deus, e é ele quem recebe e envia a recompensa independente dos "achismos" humanos.

PR. ROQUE O. RIBEIRO
2º Vice-Presidente
Webmaster